Confundir as duas modalidades é muito comum, mas as duas apresentam diferentes características e são destinadas para especificações distintas.
Antes de tudo, é importante entender as diferenças legais e para quais tipos de segmentos ou atuações o EI e o MEI são utilizados.
Contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade é indicado para que você realize corretamente a escolha e os procedimentos, evitando quaisquer problemas futuros para a sua empresa.
A sua escolha influenciará, entre outras coisas, em dois pontos importantíssimos: o limite de faturamento e a carga tributária da empresa.
Mas então, qual a diferença entre EI e MEI e em qual devo enquadrar minha empresa?
MEI
A modalidade de microempreendedor individual é destinada para profissionais autônomos que entendem a importância em legalizar seu trabalho como pequeno empresário. Nessa categoria, o microempreendedor individual poderá faturar até R$81.000,00 ao ano.
Vale ressaltar que não poderá haver uma sociedade no MEI, mas o microempresário tem a possibilidade de contratação de até um colaborador.
Outra vantagem é que o MEI enquadram-se no Simples Nacional isentando o microempresário de alguns tributos federais, como PIS, Cofins, Imposto de Renda, CSLL e IPI.
Mas fique atento! Nem todos os segmentos podem ser enquadrados no MEI, por isso é importante uma pesquisa prévia ou a consulta com uma empresa de contabilidade.
EI
No caso do Empreendedor Individual, o faturamento é o principal ponto de diferenciação, pois pode chegar a até R$360.000,00 ao ano
Indicada para pessoas físicas que atuam profissionalmente com o próprio nome, sem separação da pessoa física para a jurídica, a modalidade oferece uma lista maior de atividades permitidas e que se enquadram nas regras.
Uma vantagem nessa modalidade, é o número de colaboradores. Diferente do MEI, o EI não limita as contratações e traz maiores possibilidades para o Empreendedor Individual.
Mas atenção! Uma informação super relevante é que ao tornar-se Empreendedor Individual, o patrimônio Pessoa Física e Pessoa Jurídica passam a ser o mesmo, sendo de extrema importância manter todas as legalidades fiscais e comerciais em dia.
Agora que você já sabe as principais diferenças e vantagens de cada modalidade, está na hora de abrir a sua empresa e legalizar o seu trabalho.
Os benefícios são muitos, basta se atentar aos detalhes e fazer tudo com responsabilidade.
Ainda está em dúvida? Entre em contato com a TCE e conte com o trabalho profissional de uma empresa de contabilidade 100% digital.