PIX
Que as transações por PIX facilitaram e muito o dia a dia das empresas e dos consumidores, nós temos certeza. No entanto, com o avanço acelerado desse tipo de transação, começaram a surgir dúvidas acerca dos cuidados com a declaração fiscal das empresas e o controle que a Receita Federal tem sobre todo o dinheiro movimentando entre contas bancárias.
Controle
Obviamente, o serviço lançado pelo Banco Central no ano de 2020 foi pensado já com as premissas de que haveria tentativas de sonegação por parte de alguns empreendedores ou, até mesmo, confusão em como declarar esse faturamento.
Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) instituiu que as empresas devem declarar todo o valor arrecadado através das transferências via PIX, e com essa medida os bancos ficam obrigados a fornecer informações de pagamentos ligadas às transações que são feitas por meio do PIX.
Atenção!
Sendo assim, o empreendedor deve ficar atento e emitir as notas de todas as transações via PIX e informar esse faturamento para que seja conciliado com outros meios já declarados, como as maquininhas.
E para não restarem dúvidas, fale sempre com o seu contador para que sua empresa esteja em dia com as obrigações fiscais e evite complicações no futuro.
Ficou com dúvidas? Fale com a TCE e tire todas as suas dúvidas.